Escrito por Maria Julia Feitosa
No que consiste o estudo de microrganismos, animais e plantas, a biotecnologia vem sendo um panorama revolucionário com suas aplicações da moderna engenharia genética. De fermentação em alimentos por volta de 6.000 a.c, até chegar a ser indiscutível no dia a dia, como em processos industriais, na agricultura e medicina, a área não decepciona quando o assunto é tecnologia e inovação, esse é o caso da bioinformática estrutural e seu leque de benefícios na atualidade.
A bioinformática provém da biotecnologia e é definida como a ciência que estuda os aspectos estruturais das biomoléculas, ou seja, analisa estruturas das moléculas compreendendo suas interações e funções. Possibilita melhoramento em análises de aminoácidos nucleotídeos e suas similaridades de sequências, árvore filogenética, função dos genes, armazenamento e distribuição de dados de interesses específicos, entre outros. Pelos aspectos citados acima, a evolução das pesquisas voltadas a área da saúde a partir dessa técnica, garante na nossa atualidade avanços como identificação de mutações patológicas, produção de fármacos aprimorados na cura ou atenuação de sintomas, diagnóstico na epidemiologia de patologias, entre outras possibilidades.
Nos estudos do artigo intitulado Combating mutations in genetic disease and drug resistance: understanding molecular mechanisms to guide drug, que mostra pesquisas feitas a partir da plataforma online mCSM, essa que capacita análises dos impactos das mutações com outras proteínas, bem como a interação dessas mutações com outras proteínas, ácidos nucleicos, íons e pequenas moléculas que nos compõem. No estudo, os pesquisadores viram possibilidade de prever risco que mutações oferecem para o desenvolvimento de câncer renal em pessoas com histórico da doença na família. A importância do método se dá no monitoramento adiantado para que tenha diagnóstico precoce, sendo utilizado já dos procedimentos de triagem do Addenbrooke’s Hospital, na Inglaterra. A plataforma é um grande avanço na ciência, podendo encontrar estudos de mutações associadas à resistência à remédios para tratamento de tuberculose, com também de quimioterápicos e antirretrovirais no tratamento da Aids.
Apesar de ainda ter muitos desafios e complexidade das situações a serem superados, o avanço da bioinformática suas aplicações é a ciência do futuro que zela pela humanidade e a Terra que vivemos, que nos contempla com grandes aventuras e maiores descobertas!
Bibliografia
As aplicabilidades da bioinformática na área da saúde
https://jiparana.emnuvens.com.br/foruns/article/download/540/506 <acesso em 15/06/24>
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/225/bioinformatica-e-quimica-combinatoria-na-busca-de-compostos-medicamentosos-para-inibicao-de-proteinas-no-combate-a-malaria <acesso em 27/06/24>
https://profissaobiotec.com.br/aplicacoes-bioinformatica-desenvolvimento-medicamentos/ <acesso em 27/06/24>
https://genomika.einstein.br/blog/como-a-bioinform%C3%A1tica-auxilia-no-diagn%C3%B3stico-de-doen%C3%A7as-gen%C3%A9ticas-na-genomika/ <acesso em 28/06/24>
https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-mg-utiliza-metodos-computacionais-para-explicar-fenomenos-biologicos <acesso em 28/06/24>
Como BioInformata, não poderia estar mais feliz em ver informação relevante e de qualidade sendo transmitida. A maneira como vocês abordaram a biotecnologia e fizeram a transição para a bioinformática estrutural foi super fluida.
Ficou excelente, parabéns pela escrita cuidadosa e bem organizada!